Decoração

Reciclagem e decoração: Aprenda a fazer uma moldura de garrafa PET!

A garrafa PET é um dos principais itens que compõem o lixo doméstico e são muito prejudiciais à natureza, pois levam muitos anos para se desintegrarem. Para diminuir esse problema, diversas ideias criativas de reciclagem e decoração vêm surgindo para aproveitar esse resíduo que, por não ser degradado facilmente, acaba por causar um grande dano ao meio ambiente.

Aqui, a ideia é utilizar a garrafa PET como material para a composição de uma verdadeira obra de arte para a sua casa ou escritório: uma lindíssima moldura para gravuras, fotos ou espelhos. Leia nosso post e veja como é fácil!

Os primeiros preparativos

Para começar, escolha a fotografia ou gravura que será emoldurada, observando o local em que será colocada. Podem ser fotos de viagem, de paisagens ou de pessoas da sua família. Utilize filtros na edição de sua foto, se quiser dar um tom mais estilizado à sua arte.

Em seguida, parta para a seleção das garrafas PET, que podem ter cores, tamanhos e tipos variados. Essa escolha depende do efeito que você pretende dar à sua moldura e da imagem que será emoldurada. É importante, além disso, que a moldura combine com você e com o ambiente escolhido, então, preste atenção na hora de separar suas garrafas!

Lave muito bem suas garrafas PET a fim de não deixar nenhum resíduo de líquidos, o que pode provocar mau cheiro. Ainda pior, se as garrafas continham bebidas doces, poderão atrair insetos, se não forem bem lavadas!

O passo a passo com a garrafa PET

1 – Escolha uma tela para servir de fundo à sua moldura. Não há restrições quanto ao formato nem ao tamanho, então escolha a que você julgar ser a melhor opção.

2 – Com a ajuda de um lápis, risque na tela o formato da imagem que será emoldurada exatamente no centro da tela. Em seguida, cole usando uma cola forte.

3 – Com um estilete ou uma boa tesoura, corte as garrafas PET em tiras. Tome cuidado ao manusear as garrafas, pois é muito fácil se cortar com elas. Se possível, use luvas de proteção.

4 – Forme círculos com as tiras das garrafas, unindo suas pontas com fita adesiva dupla face.

DIY Garrafa pet

Foto: Ork’idea Atelier

5 – Você pode, também, apertar as duas extremidades para formar vincos e transformar os círculos em folhas.

6 –  Aproveite também as tampas coloridas das garrafas na composição de sua arte.

7 – Antes de começar a colar, faça simulações para visualizar como ficará a sua composição. É importante que você crie um padrão que irá se repetir em torno de toda a sua moldura. Você pode, por exemplo, criar um padrão que intercale folhas e círculos, colocando folhas menores dentro de maiores. Dentro dos círculos, coloque as tampas das garrafas ou círculos menores. Se sua imagem for circular, você poderá fazer uma composição semelhante a uma mandala. Fica lindo!

8 – Ficou satisfeita com o efeito da composição? É hora de colar na tela. Esse é o último passo, para que você possa fazer muitas alterações e testar composições diferentes até obter o resultado mais bonito. Colou bem? Agora é só usar seu trabalho para enfeitar a parede!

Moldura de garrafa PET

Foto: Ork’idea Atelier

Essa ideia é muito simples e muito fácil de ser realizada. Aproveite para reduzir o lixo produzido em sua casa ou na residência de seus familiares, fazendo a reciclagem de resíduos e transformando-os em decoração.

Este post apresenta apenas um passo a passo básico. O resultado final dependerá, principalmente, de sua criatividade e imaginação. O material é econômico, mas pode resultar em uma moldura incrível, sofisticada e moderna.

Viu como reciclagem e decoração podem andar juntas para enfeitar a casa e preservar a natureza? Veja outras ideias para utilizar fotos na decoração de sua casa!

Previous Post Next Post

Veja também...