Decoração, Dicas

Como decorar usando cores contrastantes?

Decorar sua casa com cores neutras e claras como bege, off-white e nude pode ser prático, não é mesmo? Mas, por outro lado, adicionar um pouco de vida ao ambiente, com o uso de cores contrastantes, traz uma sensação única de renovação e beleza.

Sabendo que muita gente tem medo de abusar das cores contrastantes e vivas na decoração, a intenção desse post é fazer com que você perca esse receio e deixe tudo com a sua cara, sem perder a harmonia! Abaixo explicamos um pouco mais e damos dicas de como ter uma decoração personalizada cheia de cores. Vamos lá!

Cores contrastantes e círculo cromático

Entender como as cores interagem é de grande ajuda ao decorar um ambiente, e uma maneira simples de não errar é contar com o auxílio de um círculo cromático. As cores contrastantes estão igualmente espaçadas no círculo, a cada três tons, por exemplo: azul e amarelo, laranja e verde, vermelho e azul etc.

Ele é composto por doze segmentos e baseado nas cores primárias: vermelho, amarelo e azul; e secundárias: verde, laranja e roxo — os segmentos restantes são preenchidos com combinações dessas cores e designados em conformidade.

Além disso, vale a pena conferir também quais cores são complementares — aquelas que se encontram opostas no círculo cromático —, sendo essas as cores que apresentam maiores contrastes, porém de modo agradável aos olhos.

Cores Contrastantes

Foto: Academia da Cor & Design

Dicas para decorar usando cores contrastantes

Misture tons quentes e frios

Essa é uma das combinações mais famosas: juntar elementos de tons quentes e frios. As cores quentes são assim chamadas pois transmitem a sensação de calor, representadas pelos tons alaranjados, amarelados e avermelhados. Já as frias, nos remetem à calma e tranquilidade, sendo os azuis, verdes e roxos.

Assim, usar essa combinação no ambiente traz equilíbrio. Se você quer a predominância do aconchego, opte pelas cores quentes como dominantes e alguns elementos em cores frias, ou se quiser algo mais sereno, o oposto.

Decoração cores contrastantes

Foto: Decoração Fácil 

Use as cores contrastantes em espaços adjacentes

O uso das cores contrastantes é um estilo diferenciado e uma tendência atual, mas, mais atual ainda, é usá-las em cômodos adjacentes. Num ambiente de conceito aberto, que integra sala de jantar e cozinha, por exemplo, é interessante delimitar a área de cada espaço com cores contrastantes em tonalidades diferentes — como rosa e verde.

Outra ideia é usá-las na transição do hall para a sala: pintar um espaço de cada cor como azul e amarelo, cria uma harmonia inesperada. A ideia aqui é não ter medo de ousar, o resultado vai te surpreender.

Ambientes contrastantes

Foto: Decorfacil.com/ Lushome

Comece devagar

Quando pensamos em transformar um ambiente com cores, logo nos vem a ideia de pintar as paredes, não é verdade? Mas você pode renovar o recinto abusando das cores em determinados objetos.

Se você ainda tem o pé atrás com as cores contrastantes, comece devagar. Disponha sobre o sofá almofadas com capas coloridas em diferentes tons de laranja e azul, faça uma gallery wall de pôsteres e fotos seguindo a mesma ideia, ou, ainda, monte arranjos de flores com contrastes entre o vaso e a planta em si. A mudança será facilmente notada!

Cores contrastantes

Foto: Pinterest/ Rosely Pignataro

Não se restrinja a apenas alguns ambientes

Muitas vezes ficamos na dúvida de quais ambientes devemos usar mais cores e acabamos por nos restringir a ambientes como sala e quarto das crianças. A dica aqui é acabar com essa incerteza e deixar tudo com o seu estilo e personalidade.

Na cozinha, use as cores contrastantes nos armários e nos utensílios que ficam à mostra; no quarto, brinque com os tons da cortina e a roupa de cama; no banheiro, mude a cor da moldura do espelho e do kit de pia; na varanda, faça um jardim vertical com todos os vasos coloridos. Acredite: sua casa ficará muito mais alegre!

As cores estão diretamente relacionadas ao nosso bem-estar e às nossas emoções, então usá-las na decoração é sinônimo de qualidade de vida e ambientes convidativos.Se você quer dar aquela renovada na decoração, trazendo beleza e personalidade, tenha em mente que as cores contrastantes podem ser suas grandes aliadas.

Você já usa alguma combinação de cores? Tem mais dicas de cores contrastantes? Então conta pra gente nos comentários: estamos ansiosos para saber!

Previous Post Next Post

Veja também...