Fonte: Homedit
Decoração, Design, Dicas, Tendências

5 ideias para adotar cores escuras na decoração

Quando se vive em um país ensolarado, quente, colorido e vibrante como o Brasil, apostar em uma decoração com cores escuras, o “black decor”, parece muita ousadia e acaba-se por optar por uma decoração em tons pastéis e claros. No entanto o escuro sempre foi sinônimo de elegância, classe, minimalismo e também conforto! Confira abaixo as 5 dicas para te inspirar a ousar no decor da sua próxima reforma!

Texturas

A primeira dica é usar texturas diferentes em pontos diferentes. Um exemplo bacana é usar uma parede de tijolinhos pintada em cor escura, acompanhado de uma persiana ou cortina de tom similar; além de contar com a textura do linho do sofá, no caso de uma sala, e a textura da cama, no caso de um dormitório. Outro ponto é o tapete que pode ser geométrico, liso ou até mesmo no estilo animal print.

cores escuras na decoração

Foto:  Fashionismo/ Tommaso Ziffer

Paredes

O modo mais fácil de ousar em uma decoração escura é na cor da parede, pois é de fácil aplicação e pode ser repintada, se assim preferir. Se você pensa em dar uma nova cara a um ambiente de sua casa, aposte no azul, verde ou cinza, todos em tons escuros – ou até mesmo em uma cor mais ousada, como a berinjela ou bordô.

decoração-escura

Foto: Pinterest/ Homify

Constraste

Caso opte por um ambiente com bases neutras (piso, parede e teto), uma opção para não ficar no escuro é contrastar essa base com peças de cores vibrantes. Por exemplo, na sala de estar em tons cinza abaixo, temos a mesa de centro, luminárias e peças de arte em tons mais chamativos, assim “quebrando” um pouco o cinza predominante.

cores-escuras-decoração

Foto: Pinterest/Casa Claudia

Mobiliário

Mas e quando você gosta de ambientes em tons escuros mas não abre mão de uma parede clarinha? Nesse caso pode optar por usar móveis escuros, como sofás, aparadores, mesa de centro, painel de tv etc. Até mesmo mudar a cor do tapete e das almofadas já irá dar uma nova cara à sua casa!

decoração-cores-escuras

Foto: Viver Em Casa

All black

Agora, se você é daqueles que não tem medo de ousar e quer dar uma repaginada total em algum ambiente na sua casa, sugerimos fazer um decor “all black”, onde toda a base (parede, piso e teto) é escura e também o mobiliário. Sem dúvidas sua casa ficará completamente sofisticada, sem deixar de ser aconchegante!

Foto: We-Are-Scout 

Uma dica extra e muito importante é sempre, antes de renovar seu ambiente, é verificar se há entrada suficiente de luz natural para iluminação; para que o resultado não seja insatisfatório.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos como uma cor pode mudar um ambiente!

Previous Post Next Post

Veja também...