Decoração

Decoração colorida: saiba como usar as cores do ano na sua casa!

A decoração colorida é uma tendência que vem conquistando cada vez mais adeptos, seja com alguns objetos pontuais, seja com um décor repleto de tons contrastantes.

Se você também quer começar a levar um pouco mais de cor aos seus ambientes, sem deixar de estar por dentro dos principais hits da decoração de interiores, está na hora de conhecer os tons mais fortes de 2016. Continue a leitura e saiba mais!

Tons de 2016: deixe sua decoração colorida e dentro das tendências

O Rose Quartz e o Serenity foram escolhidos como as tonalidades do ano de 2016. Essa decisão é feita pela Pantone, uma empresa americana que é referência na área e responsável por criar um sistema de cores usado pela indústria gráfica em áreas como moda, design, publicidade e, claro, na arquitetura e na decoração.

Segundo a empresa, quando esses tons aparecem unidos, existe um equilíbrio entre o acolhimento do rosa e a tranquilidade do azul, criando uma conexão entre o bem-estar, a calma, a ordem e a paz. Além disso, essa união ainda remete às tendências de igualdade de gêneros, credos e etnias, enfatizando uma maior fluidez nas relações humanas.

Decoração Colorida

Foto: ABC News

Como combinar as cores?

No site da Pantone é possível encontrar várias dicas, para todos os tipos de indústria, de como utilizar as tonalidades desse ano. Na sua decoração colorida, o Rose Quartz e o Serenity podem aparecer nas paredes, nos estofados dos móveis, nas cortinas, nos tapetes e em objetos de decoração.

Só tome cuidado para não deixar o ambiente excessivo. Por isso, opte por um ou outro item que tenham essas cores e faça contrapontos com temas mais neutros ou tons vibrantes.

Algumas dicas importantes são:

  • Harmonize com meio tons, como verdes e roxos, marrons ricos e tons de amarelo e rosa;
  • Para conseguir um contraste maior, adicione prata ou tons mais vibrantes;
  • A dupla fica ótima com todos os tipos de acabamentos (desde os foscos até os mais metálicos);

Decoração-pantone

Foto: Why don’t you make me/ Casa Vogue/ Digs Digs

Ideias práticas: experimente a dupla na decoração colorida

Ainda está em dúvida sobre como incluir essa tendência no seu décor? Veja algumas ideias práticas para colocar em ação na sua casa:

  • Invista em detalhes como cerâmicas, flores e almofadas nessas tonalidades e mescle-as com tons neutros ou meio tons nos demais itens do ambiente;
  • Na sala de jantar, aposte em cadeiras coloridas com as cores de 2016, podendo mesclar cada cadeira de uma cor e uma mesa mais neutra, ou a mesa no tom rosado e as cadeiras no azul (e vice-versa);
  • O quartinho do bebê é um espaço super gracioso e que fica muito delicado com a dupla de cores. Para conseguir deixar o local ainda mais leve e relaxante, aposte em tons mais neutros e claros, como o branco, o bege e até mesmo o cinza;
  • No quarto, detalhes como abajures, almofadas e até a roupa de cama podem ajudar você a deixar o seu décor dentro dessa tendência;
  • Nesse ambiente, também vale a pena apostar em uma nova pintura para móveis como a cômoda, a escrivaninha ou o criado-mudo;
  • A sala pode ter uma parede de destaque em um dos tons e, então, acessórios que ajudem a compor a referência ou ainda investir em um papel de parede estampado e que tenha o Rose Quartz e o Serenity como base.

Rose-quartz-serenity

Foto: Food Corner

Ficou mais fácil deixar a sua decoração colorida e dentro da tendência deste ano com as nossas dicas, não é mesmo? Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter e receba mais informações incríveis de decoração para deixar a sua casa muito mais moderna e aconchegante!

Previous Post Next Post

Veja também...