Decoração

Decoração e Feng Shui: qual a relação?

A arte antiga de Feng Shui reconhece o profundo efeito da cor sobre o nosso bem-estar físico, emocional e espiritual. De acordo com o Feng Shui, as cores são conectadas aos cinco elementos do mundo natural, –  fogo, terra, metal, água e madeira – e desempenham um papel importante no equilíbrio entre os nossos espaços.

Para você poder trabalhar essa energia em sua casa, listamos abaixo as principais divisões do local e as melhores opções de cores de parede para cada cômodo, de acordo com os princípios dessa arte. Acompanhe!

Baguá do Feng Shui: entendendo seus significados

Baguá é como um mapa de formato octogonal. Ele é usado pela Escola do Chapéu Negro no Feng Shui, identificando em planta baixa do imóvel  e o que precisa ser harmonizado em cada ambiente. Cada canto do Baguá é chamado de guá e simboliza alguma área da vida, como:

  • Sabedoria / Espiritualidade;
  • Família / Saúde;
  • Prosperidade;
  • Sucesso;
  • Relacionamentos;
  • Criatividade;
  • Amigos;
  • Carreira.

Cada um desses guás tem um significado, uma cor, um elemento e uma forma. Vamos analisar cada um dos elementos agora.

Bagua Feng Shui

Foto: Ana Harmonize

As cores que representam o fogo

Entre elas podemos citar o laranja, amarelo, violeta, rosa e vermelho.

– A cor laranja, de acordo com o Feng Shui, pode ser usada para pintar algumas das paredes da sala de estar.

– Tons amarelos são ótimos para atrair a felicidade e são ideais para as paredes da cozinha e do quarto dos filhos.

– O violeta está associado à lucidez, espiritualidade e temperança. Pode ser uma boa escolha para as paredes do quarto de adolescentes.

– Rosa exerce um poderoso efeito relaxante e representa romantismo, ternura, ingenuidade e inocência. Adequado para salas onde você queira relaxar e também para quartos infantis.

– Vermelho é uma cor que estimula o fluxo de energia universal, mas é muito intensa para as paredes; assim, use com moderação por meio de objetos decorativos e têxteis.

As cores que representam a terra

Usadas em salas que funcionam como um ponto de encontro para a família, como a sala de estar ou sala de jantar. Constituída de tons creme, amarelo pastel, bege, terracota ou ocre, estão associados com o elemento natural da Terra e nos ajudam, de acordo com Feng Shui, a fortalecer as relações pessoais e adquirir uma maior estabilidade.

Decoração Feng Shui

Foto: Construindo Minha Casa Clean

As cores que representam o metal

Se você escolher as cores de tinta de acordo com os princípios do Feng Shui, espaços como salas de estudo ou áreas de trabalho devem ter preferencialmente cores metálicas. Entre eles estão os tons de branco e cinza, por exemplo.

Eles trazem pureza aos espaços e criam ambientes que incentivam a concentração. Da mesma forma, branco em combinação com outros tons também é uma boa escolha para quartos.

Feng-Shui-Decoração

Foto: Home Decore/ Home Oh My

As cores que representam a água

Cores associadas com o elemento água é o tom de azul e preto.

– Tons azuis proporcionam calma, frescura e uma sensação de paz aos espaços, bem como grande equilíbrio e harmonia.

– Preto é usado para dar ao quarto um ar de mistério e sensualidade.

Ambas as cores são ideais para decorar quartos e banheiros, especialmente usando azul, pois esta cor é capaz de transmitir uma grande quantidade de calma e serenidade. No caso do preto, para integrá-lo melhor ao espaço, faça isso por meio de objetos decorativos em oposição às paredes pintadas.

Decoração Feng Shui

Foto: Achados de Decoração/ Hardecor

As cores que representam madeira

Marrom e o verde representam bem esse elemento natural e servem para promover o crescimento e a segurança na casa. Ambas as cores são ideais para a maioria dos espaços.

– O marrom está associado com estabilidade e os tons pastéis são recomendados para quartos e salas de jantar, especialmente ambientes com boa luz natural.

– O verde também expressa a esperança e vitalidade, e podemos usá-lo nas paredes dos quartos das crianças.

Decoração Feng Shui

Foto: Decoração de Apartamentos/ Baby Center

Esperamos que tenham gostado do nosso post! Agora que você já está por dentro do poder das cores e do Feng Shui, vai adorar esse outro post que preparamos para você com dicas de como usar as cores do ano em sua casa!

Previous Post Next Post

Veja também...