Decoração Sustentável
Decoração

Veja como fazer uma decoração sustentável em sua casa

Sustentabilidade. Quantas vezes você já ouviu ou leu essa palavra em algum lugar no seu dia a dia? Ela está presente em quase tudo o que faz parte da nossa rotina, desde a nossa alimentação até a decoração da nossa casa. Uma decoração sustentável é importante para contar a história do ambiente onde moramos. Buscar novas soluções de decoração com objetos que já existem na nossa casa faz com que os ambientes nos remetam a boas memórias e lembranças marcadas por esses itens além de trazer mais personalidade para a decoração.

Esse tipo de decoração não é baseado somente na reutilização de objetos recicláveis ou de materiais que iriamos nos desfazer. Uma decoração sustentável envolve a criatividade e a emoção presente em cada ambiente da nossa casa, além da busca de soluções que melhorem a nossa qualidade de vida.

Algumas dicas devem ser levadas em consideração na hora de colocar em prática uma decoração sustentável, observe:

Observe as origens dos materiais

Na hora de comprar um novo item de decoração ou escolher um novo revestimento para o seu sofá, observe a origem dos materiais que compõem esse objeto. Escolher itens que são fabricados com consciência ambiental também é uma forma de colocar em prática a decoração sustentável na sua casa.

Escolha tecidos fabricados em algodão e que sejam provenientes de materiais recicláveis. Os itens decorativos e os móveis também devem ser fabricados com uma matéria prima que não degrade o meio ambiente e não gere muitos resíduos no momento da sua fabricação.

decoração sustentável

Foto: Celebspe/ Rede Asta

Cultive plantas em casa

Complementar o seu ambiente com plantas é um dos pontos importantes para tornar a sua decoração e o seu espaço mais sustentável. Além de trazer mais vivacidade para os ambientes, as plantas purificam o ar e auxiliam no resfriamento dos espaços fazendo com que o consumo de energia da casa diminua, já que o ar condicionado e o ventilador irão se manterão mais tempo desligados.

decoração sustentável

Foto: The Green Curator/ Aliexpress

Retome as memórias afetivas presentes nos objetos

Como citamos lá em cima, é importante que uma decoração sustentável conte e relembre as histórias vividas com os objetos presentes em cada cômodo. Na hora de renovar a sua decoração opte por reformar alguns móveis ao invés de jogá-los fora. Trocar o estofado das cadeiras ou dar uma nova cor para um armário antigo são ótimas opções de reformas que mantém as histórias dos objetos, mas que ao mesmo tempo renovam a decoração do ambiente.

decoração sustentável

Foto: Remodelaholic

Reutilize sempre que achar necessário

Muitas pessoas ainda tem preconceito com a decoração sustentável achando que se trata somente de reutilizar materiais recicláveis de forma precária. Engana-se quem acha que não é possível conseguir ótimos resultados reaproveitando materiais que iriam para o lixo. Reutilizar garrafas de vidro transformando-as em castiçais e vasos para flores, potes de vidro para armazenar temperos mantimentos e latas de metal para criar uma horta na cozinha, podem ser ótimas soluções para simples problemas de decoração enfrentados no dia a dia.

decoração sustentável

Foto: Etsy/ Great Bottles Off Fire

Gostou das nossas dicas? Viu só como uma decoração sustentável envolve muito mais coisas do que somente a reutilização de materiais? Compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais!

Previous Post Next Post

Veja também...