Arte, Decoração

Desenho aquarelado: uma tendência na decoração para 2017

Se você está em busca de novas inspirações para decorar sua casa ou seu escritório, que tal conferir uma das tendências 2017 que já está conquistando a casa de muitos brasileiros? O desenho aquarelado, com tons suaves e harmoniosos, vem colorindo os ambientes de forma criativa, delicada e serena.

Confira mais detalhes dessa tendência, sua histórica e saiba como usá-la na decoração.

Quais são as características da pintura com aquarela?

Tradicionalmente, a técnica consiste na pintura de papel com pigmentos diluídos em água que deixam a obra suave e fluida. Diferentemente das pinturas com tinta a óleo ou acrílica, ela não pode ser corrigida e, por isso, mistura diversas tonalidades, tornando-se original e única.

desenho aquarelado

Foto: Craftsy

Como usar o desenho aquarelado na decoração?

Se você gosta do estilo, comemore, pois ele virou a grande tendência de decoração para 2017! Mais do que quadros, você pode escolher diversos itens pintados com a técnica — como papéis de parede, mantas, almofadas, entre outros.

Quadros

Escolha um quadro pintado com a técnica para decorar ambientes como sala, quartos e escritórios e uma decoração de interiores com artes plásticas. Se você é tradicional, prefira quadros com paisagens, mas, se gosta de um ambiente moderno, opte por desenhos abstratos.

Também é possível criar um cômodo romântico com quadrinhos floridos ou mensagens de amor e paz e decorar o quarto do bebê com animais e personagens pintados com aquarela.

desenho-aquarelado-moldurapop

Quadros Moldurapop: 1/ 2/ 3/ 4/ 5/ 6

Papel de parede

Para chamar mais a atenção, escolha um papel de parede que reproduz a técnica e aplique em apenas uma parede de destaque do cômodo. Pinte as demais com tons presentes no papel para deixar o ambiente harmônico.

papel-de-parede-aquarelado

Foto: Elo7/  Aliexpress

Almofadas

Escolha uma cor de sua preferência ou que já combine com a decoração da sua sala e selecione almofadas pintadas com a técnica com a mesma tonalidade. Para deixar o ambiente mais moderno e alegre, escolha pinturas bem coloridas.

almofada-aquarelada

Foto: Etsy / Yesmissy

Mantas

Também é possível encontrar mantas que reproduzam a pintura com aquarela para decorar camas e sofás. Elas serão a grande atração do ambiente!

manta-aquarelada

Foto: Mayo Studios

Qual é a origem e a história da técnica?

Estima-se que a técnica de pintura com aquarela tenha sido originada há aproximadamente 2000 anos, na China, quando surgia o papel e o pincel feito com pêlos de coelho. Logo, ela se espalhou pelo mundo e começou a ser usada em Veneza e em Florença, na Itália.

Artistas de destaque como Tadeo Gaddi, discípulo de Giotto, pintor importante para a técnica do afresco na Europa medieval, Albrecht Dürer e John White, que em 1550 participou da expedição de Sir Walter Releigth e registrou em pinturas feitas com aquarela a cultura, cidadãos e ambientes do Novo Mundo, foram os precursores da técnica.

No século XVIII, ela se difundiu na Europa e ganhou diversos outros artistas adeptos como Alexander Cozens, John S. Cotman, William Blake, Claude Lorrain, Peter de Wint, John Constable, Giovanni Benedetto Castiglione,Van Dyck, John James Audubon e, o mais importante de todos, William Turner que pintou 19.000 peças e ganhou o título de maior aquarelista da história.

Gostou da tendência rica em história e cultura? Então, confira algumas opções de quadros e pôsteres com desenho aquarelado na Moldurapop e escolha os que mais combinam com a sua casa, com o seu apartamento ou com o seu escritório!

Use e abuse da técnica criada pelos chineses para deixar seu lar ainda mais personalizado, bonito e agradável.

Previous Post Next Post

Veja também...