Design, Fotografia

Flat Lay: conheça a tendência global para a fotografia e design

A agência de imagens Shutterstock, lançou um super infográfico de Tendências Criativas para 2016.  Nele, há tendências culturais, musicais, sociais e várias outros tópicos que estão em ascensão este ano. E dentre as tendências globais mais bacanas, principalmente para os fãs de fotografia e design, está o Flat Lay.

Flat Lay

Foto:Mdrnphoto

O que é Flat Lay?

                O objetivo do Flat Lay é trazer diferentes elementos – desde peças de roupas a alimentos – organizados sobre uma superfície plana e exibidos de uma perspectiva aérea. Assim, tem-se uma fotografia que permite uma visão uniforme e organizada de todos os elementos que compõe, por exemplo, um look, um prato, um gabinete de computador, uma bolsa e o que mais a imaginação mandar.

Qual é a origem do Flat Lay?

                Apesar de 2016 ser o grande ano do Flat Lay, registros contam que já em 1987, as primeiras fotos nesse estilo começaram a ser produzidas, sob a forma de knolling (fotografia knolling). Esse método de organização foi desenhado por um faxineiro que trabalhava na Frank Gehry, uma famosa loja de móveis da época. Andrew começou a organizar objetos que estavam jogados ao redor da loja, colocando-os sobre uma superfície plana em ângulos de 90 graus.

                O cinema também influenciou muito no estilo de fotografia do Flat lay, por conta das filmagens “Top Shot” ou “vista do olho de Deus”, que são registros feitos em modo áereo ou com auxílio de um equipamento como a grua.

                Em 2009, esse método knolling começou a ganhar fama quando o escultor Tom Sachs o adotou como forma de arte. A partir daí, o knolling foi se flexibilizando e gerando as fotografias que hoje conhecemos como Flat Lay.

flat-lay-montagem1

Foto: Notey/ Gather and Feast

flat-lay-montagem2

Foto: Dolce Vanity/ Media Factory

Por que adotar essa tendência?

            O estilo visual do Flat Lay atrai olhares imediatos de pessoas detalhistas e que amam ordem. Como o ser humano tem um forte apego a coisas materiais, todos nós teremos aqueles objetos diferentes ou emotivos que amamos guardar. O nosso cérebro é bombardeado de informações o tempo todo e, desde pequenos, somos treinados a colocar coisas em ordem. Então, qualquer possibilidade de colocar informações em ordem com mais rapidez, mesmo que seja uma simples foto de peças organizadas de um computador desmontado, é uma felicidade para nosso cérebro.

O que acharam dessa tendência? Já tiraram fotografias nesse estilo? Contem pra gente nos comentários, vamos adorar! 😉

Previous Post Next Post

Veja também...