Decoração, Dicas

Reforma de casa sem stress: o que um arquiteto pode fazer por você?

Deixar um imóvel do jeito que a gente gosta nem sempre é uma tarefa simples, afinal, a reforma de casa pode exigir gastos elevados e diversas decisões importantes. Muitas vezes, uma escolha errada pode trazer problemas sérios por muitos anos ou pesar consideravelmente no bolso. É nesse contexto que contar com auxílio profissional de um arquiteto pode ser uma grande vantagem.

Quer reformar sua casa sem stress? Então confira o conteúdo a seguir e descubra o que um arquiteto pode fazer por você!

Fazer um planejamento adequado

Um dos grandes benefícios que um arquiteto pode trazer para a reforma de casa é o planejamento adequado de todas as ações envolvidas no processo.

Primeiro, o arquiteto cria o projeto, que considera fatores como as condições da propriedade, as preferências do cliente, a inclinação do terreno, a escolha de materiais, entre outros itens.

Depois, entram na conta o orçamento, o tempo disponível para a reforma, a disponibilidade dos materiais e outros elementos. Isso evita gastos desnecessários no futuro e garante que a obra seja executada da melhor maneira possível.

Reforma-arquiteto

Foto: Fórum da construção

Aproveitar melhor os espaços

Essa é outra vantagem muito importante de ter um profissional ajudando e orientando a execução da obra. Um arquiteto tem o conhecimento necessário para aproveitar melhor cada pequeno espaço e buscar soluções que uma pessoa comum sequer imaginaria. Cada metro quadrado terá uma função definida.

Ele também está por dentro dos mais modernos conceitos do mercado e pode executar com perfeição algumas das tendências do momento, como cozinhas americanas, salas integradas ou espaços gourmet, utilizando da melhor forma a verba disponível e todo o espaço do terreno ou do imóvel.

escada-arquiteto

Foto: Casa & Jardim

reforma-arquiteto

Foto: Gazeta do povo

Economizar um bom dinheiro

Muitas pessoas não pensam em contratar um arquiteto para a reforma de casa por questões financeiras, mas isso é um grande erro. A ajuda desse profissional acaba representando uma bela economia em médio e longo prazo.

Como ele projeta tudo de acordo com as informações técnicas e indica os materiais mais adequados para cada tipo de reforma, problemas com manutenção ou eventuais reparos poderão levar anos ou até décadas para surgir.

Além disso, a obra valoriza a propriedade, pois o profissional está apto a escolher as melhores alternativas para tudo: distribuição dos cômodos, escolha de pisos e acabamentos, orientação sobre as cores contrastantes nas paredes e muito mais. Isso agrega valor de venda ao imóvel no futuro.

reforma-arquiteto

Foto: Decorar sua casa

Gerenciar os problemas da obra

Além de possuir todas as noções técnicas, estéticas e estruturais para realizar com todos os procedimentos necessários para a reforma de casa, o profissional de arquitetura também está apto a fazer o gerenciamento da obra de maneira adequada e organizada.

Só um profissional de arquitetura possui as habilidades de gestão fundamentais, que vão desde a contratação legal de mão de obra, até detalhes como lidar com prazos, fornecedores, funcionários e outros imprevistos que surgem durante a obra.

E agora, descobriu o que um arquiteto pode fazer por você na reforma de casa? Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse profissional? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Previous Post Next Post

Veja também...