outubro rosa
Saúde

Outubro Rosa: saiba o que é esse movimento e como ele surgiu

Durante o mês de outubro é comum vermos a hashtag #OutubroRosa nas redes sociais, geralmente acompanhadas de fotos com pessoas vestidas de rosa ou usando outros objetos dessa cor. Mas afinal, o que é Outubro Rosa? E por que ele é tão importante? 

O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 90, nos Estados Unidos. O intuito dele é alertar a população sobre a importância do controle do câncer de mama e estimular uma maior participação nas ações de prevenção dessa doença. Durante todo mês, diversos países participam do movimento iluminando seus principais monumentos e prédios históricos de rosa, a mesma cor do símbolo da luta contra o câncer de mama, o laço rosa. No Brasil, o Outubro Rosa começou a ganhar força nos anos 2000, depois da iniciativa de um grupo de mulheres que, em 2002, organizaram essa iluminação diferenciada no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.

monumento-outubro-rosa

Foto: Embarque na Viagem / Portal Governo do Brasil 

Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres hoje, responsável por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Apesar desses números, quando descoberto no início, os pacientes tem uma maior probabilidade de cura. Por isso é tão importante estimular as mulheres a visitarem regularmente seus médicos e realizarem os devidos exames preventivos.
A incidência da doença cresce progressivamente conforme a idade das mulheres avança, especialmente após os 50 anos. Assim, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que a partir dos 40 anos de idade, a  mamografia seja feita uma vez por ano. Mesmo sendo mais raro em mulheres com menos de 35 anos, é recomendado que todas as mulheres façam o autoexame e procurar um médico caso perceba qualquer alteração, como por exemplo, nódulos fixos e geralmente indolores; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com com “casca de laranja”; pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída de  líquido anormal das mamas.

outubro-rosa

Via: Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba

E você? Que tal participar também do Outubro Rosa? Compartilhe essas informações com suas amigas e sua família!

Fontes:

Inca

Correio Braziliense

Veja

Previous Post Next Post