Decoração, Dicas

Piso laminado ou carpete de madeira: qual deles é mais confortável?

Quando nos mudamos para um novo imóvel ou reformamos um ambiente, queremos que o local seja decorado com itens que reflitam nossa personalidade, não é mesmo? Porém, o mercado nos oferece tantas opções que ficamos em dúvida sobre qual material é mais adequado para cada ambiente. Com o revestimento do piso, essa escolha também é importante e merece ser analisada com cuidado.

Hoje, para quem não quer utilizar o piso cerâmico, ótimas opções são o piso laminado ou carpete de madeira, que vem ganhando popularidade. Eles trazem sofisticação ou rusticidade, aconchego e conforto para a casa, pois são materiais isolantes. Por isso, não “roubam calor” do ambiente, mantendo uma temperatura agradável.

Acompanhe o post de hoje e saiba qual deles é a melhor opção para a sua casa!

1-piso-laminado-instalacao

Foto: Decoração Online

Piso laminado

Um dos tipos mais procurados em lojas de construção, o piso laminado é composto por várias camadas derivadas da madeira. Nelas estão contidas: miolo em substrato de eucalipto, HDF (High Density Fiberboard) ou uma fibra de alta densidade, superfície de celulose e resina melamínica, chamada de overlay.

O piso laminado é semelhante ao carpete de madeira, mas apresenta um valor inferior por m². Além disso, este material apresenta uma variedade grande de cores em réguas seriadas, resultando em “estampas” padronizadas.

Uma das maiores vantagens do piso laminado é a durabilidade, pois a camada de overlay garante alta proteção. Ela impermeabiliza contra umidade, mantém brilho sutil, impede a propagação de fogo, não permite riscos e arranhões e funciona como isolante acústico e térmico. Os pisos laminados chegam a suportar de 1.500 a 6.000 ciclos de desgaste depois de aplicados.

Este tipo de material é utilizado em ambientes internos. Existem modelos para áreas com pouco movimento, como quartos, até locais de alto tráfego, como salas e corredores.

A instalação é fácil e rápida, leva no máximo de 1 a 2 dias se o contrapiso já estiver pronto. Sua fixação é feita por encaixes em um sistema de macho e fêmea, sobre uma manta termo acústica de polietileno, que protege o piso e evita ruídos. O piso laminado também não precisa de acabamento e a limpeza pode ser feita com panos úmidos e sem produtos abrasivos.

Piso laminado

Foto: Comprando meu apê

Carpete de madeira

Atemporal, hipoalérgico e que aceita todo tipo de decoração — assim podemos definir o carpete de madeira. Este revestimento consiste em uma folha fina de madeira natural, fixada e prensada sobre uma base de madeira processada. Essa folha recebe um verniz cerâmico como acabamento.

Uma particularidade do carpete de madeira é que ele possui várias opções de espécies de madeira e de tonalidades, desde as mais claras às mais escuras, o que resulta em um piso não uniforme, valorizando o conceito natural da madeira.

Sua indicação também é para ambientes internos, como no caso do piso laminado, porém em locais de baixo movimento, por exemplo, quartos e closets.

Funcionando como um piso flutuante, o carpete de madeira é instalado facilmente sobre uma manta de separação e preso por meio de encaixes macho e fêmea. Para evitar que o carpete saia do lugar, nas bordas são aplicados rodapés que impedem a movimentação e concluem o revestimento.

Este material é mais fino, com peças de cinco a sete milímetros de espessura. Mas, apesar do preço acessível, o efeito brilhante do verniz torna-o suscetível a arranhões e riscos.

A resistência também é um aspecto que merece atenção. Os carpetes de madeira são menos resistentes que os pisos laminados — eles suportam apenas 900 ciclos de desgaste. Entretanto, se forem bem cuidados, os carpetes também podem ser muito duráveis. Sua limpeza precisa apenas de panos úmidos. Outras desvantagens são os ruídos causados ao se caminhar e a pouca resistência à água.

Ambos os revestimentos são fáceis de instalar, porém, exigem que o contrapiso esteja nivelado e alisado, independentemente da manta acrílica que será utilizada por baixo.

Carpete de Madeira

Foto: Classe A

Agora ficou mais fácil escolher o melhor tipo de revestimento para sua casa! Além da beleza, lembre-se de avaliar a qualidade dos materiais, a praticidade no dia a dia, a garantia e o estilo que se espera como resultado final. Um piso bem aplicado pode até mesmo valorizar o imóvel.

Conte pra gente qual você prefere: piso laminado ou carpete de madeira? Comente!

Previous Post Next Post

Veja também...