Quarto Montessoriano
Decoração, Quarto

Quarto montessoriano para bebês: entenda o método

Pensar na decoração do quarto do bebê é um momento prazeroso, mas também preocupante para as mamães e os papais, que querem garantir a segurança e o bem-estar do bebê. Além da segurança, por que não criar um quarto agradável e estimulante para os pequenos, feito especialmente para eles e não para os adultos?
O quarto montessoriano tem por objetivo estimular a autonomia e a liberdade da criança, dispondo de móveis e objetos na altura dos olhos, para que ela possa explorar o ambiente com facilidade.

Quer conhecer um pouco mais e se inspirar no estilo? Continue a leitura!

Como surgiu o quarto montessoriano?

Esse estilo de decoração foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907. Ela defendia que os quartos para bebês e crianças pequenas também deveriam ter uma função pedagógica, estimulando seus movimentos corporais e visuais.  Hoje é muito elogiado pelos pais, que contam que o método ajudou seus bebês a desenvolverem habilidades como rolar, sentar e andar mais cedo que o esperado.

Quarto Montessoriano

Foto: Mariana Zannoto Alves

Troque o berço pela cama no chão

O berço é proibido no quarto montessoriano. Eles dificultam a liberdade do bebê, que se sente confinado e oprimido pelas grades. O ideal é usar um colchão apoiado ao chão, para que o bebê ganhe autonomia para ir ou sair da cama quando quiser. Use barreiras de travesseiros e almofadas para evitar que seu filho role para fora da cama. Para crianças mais crescidas, invista em camas baixinhas, no estilo japonês.

Quarto Montessoriano

Foto: Na Toca Design

Use espelhos e barras fixadas na parede

Os espelhos são superimportantes para estimular o autoconhecimento do bebê. Coloque-os na horizontal ao lado do colchão ou ainda em alguma outra parede com barras de metal fixadas, como se fosse uma aula de balé. Isso dá apoio ao bebê para que ele comece a andar sozinho.

espelho-montessoriano

Foto: Pintify.net

Tudo ao alcance

Coloque os brinquedos, livros e quadros na altura dos olhos da criança, para que ela possa ver e interagir com tudo sem precisar de ajuda. Muitos brinquedos espalhados também não é o ideal, vale lembrar que menos é sempre mais. Faça um rodízio intercalando os brinquedos e outros objetos que ficarão disponíveis aos olhos, com outros guardados no baú.

Quarto montessoriano

Foto: How we Montessori/ Macetes de mãe

Outra dica é deixar uma pequena quantidade de roupas em um armário baixo, para que ela possa aprender a se trocar sozinha ao longo do tempo.

Quarto Montessoriano

Foto: Na Toca Design

Gostou das dicas? Quer adotar o quarto montessoriano? Conte pra gente como é o quarto do seu bebê, vamos adorar! 🙂

Previous Post Next Post

Veja também...